O grande teatro do mundo

 Conhecida como uma das linguagens artísticas, onde a encenação junto com a dramaturgia desenvolvida pelos grandiosos textos, o teatro ganha espaço nesse nosso começo de unidade. Nosso livro didático, na página 60, nos traz o contexto de uma história vivenciada por índios e seu desfecho domina a trama. Um índio guerreiro imortal vê 600 anos do passado e do futuro do Brasil enquanto procura a alma perdida de sua amada.

A dramaturgia é uma técnica especifica para escrita de peça de teatro. Por meio da dramaturgia, obtém-se uma modalidade textual própria da linguagem teatral. Pensando nisso, precisamos conhecer um pouco mais da linguagem conhecida por recital, muito utilizado em pequenos eventos, conhecidos como Sarais. Os sarais eram praticados em meados do século XIX, por pessoas influentes, conhecidos como Burgueses e Aristocratas. Um recital é uma apresentação musical mais reservada, voltada para um público menor, geralmente em um pequeno ambiente. Os recitais são executados geralmente por solistas, sejam vocais ou instrumentais. Também é chamado de recital um concerto com mais de um intérprete.

Consequentemente William Shakespeare foi considerado o mais influente dramaturgo do mundo. Escreveu diversas obras conhecidas mundialmente, como Romeu e Julieta, Hamlet, dentre outras mais. Até hoje suas obras são temas e base para novas criações.


Os recitais normalmente trazem uma ideia daquilo que existe naturalmente descrito na sociedade como práticas sociais, mas aparentemente destacado como algo banal, que quando se vê falar através de recitos, parecem transmitir novos significados.

“Chorar sobre as desgraças passadas é a maneira mais segura de atrair outras. ”

(William Shakespeare)

Referências:

Shakespeare, William. The Tempest. Ed. Tucker Brooke. New Haven, Yale University Press, 1947. Impressa.

RECITAL: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG

Fonseca, Rodrigo (8 de outubro de 2012). «'Uma história de amor e fúria' tem estreia aplaudida no Festival do Rio». O Globo. Consultado em 13 de junho de 2021

Uma História de Amor e Fúria. Disponível em: http://www.buritifilmes.com.br/longa.php?id=17. Acessado em 13/06/2021

HESSEL, Marcelo. Uma História de Amor e Fúria | Rio de Janeiro distópico futurista em clipe exclusivo. Disponível em: http://www.buritifilmes.com.br/longa.php?id=17. Acessado em 13/06/2021

«Rio 2096: Uma História de Amor e Fúria (2013)». FilmSPOT. Consultado em 13 de junho de 2021

«'Uma história de amor e fúria' vence Festival de Annecy». G1. 13 de junho de 2021

«Oscars: 19 Films Submit for Feature Animation». Variety. Consultado em 13 de junho de 2021

ATIVIDADE

1º)Agora, depois de acessar o texto contido na outra folha, imagine um recital onde você possa contar uma história vivida, ou até mesmo imaginada. Segue abaixo uma história vivida pelo professor Sandro, onde ele conta, não através de palavras, mas de desenhos. Após analisar a imagem abaixo e compará-la com o texto também mostrado abaixo, produza sua história no espaço indicado. Desenhe suas emoções.

 

“De que me adianta sofrer por coisas banais, se o que mais importa é viver intensamente o pouco de tempo, que ainda me resta nesse mundo de ideais e liberdades contidos no papel. Viver por viver, sem deixar minha marca na sociedade onde vivo, não seria tão interessante. Buscar no equilíbrio de uma nota, a existência da vida, em meios as tantas melodias tocadas ao vento que sopra em direções opostas. Viver sim, intensamente, sem necessariamente deixar de viver.

(Sandro Torquatto) ”

Acesse a atividade aqui: ATIVIDADE 7ª QUINZENA


Comentários

Postar um comentário