Finalmente 1922

 A semana de 22, conhecida como A Semana de Arte Moderna, no Brasil, foi um dos mais relevantes movimentos nitidamente brasileiro, que buscava fugir das tendências artísticas europeias.

A antropofagia faz parte de alguns rituais indígenas e simplesmente significa o ato de comer carne humana.  Na arte está relacionada ao ato de tornar praticante de sua própria cultura, degustar das próprias expressões. Fugindo assim, do realismo e movimentos afins europeus. Começava a possível independência cultural brasileira. Dentre inúmeros artistas, podemos citar Tarsila do Amaral, que por meio de grandes obras nos permitiu ousar e mudar o cenário, mas a princípio, tais ideias não foram nem aceitas pelos críticos da época.

Partindo de uma minuciosa leitura de imagem, vamos abordar o Abaporu, obra da artista Tarsila do Amaral, representando a triste realidade dos que trabalhavam muito e ganhavam pouco, analisando a imagem do sol, já o mandacaru representava a realidade nordestina. A cabeça pequena indicava a falta de desenvolvimento intelectual e os pés e mãos grandes representando a não de obra, que dominava o cenário comercial. Não se precisava pensar, mas apenas dar o melhor de si, no trabalho braçal. Não muito diferente dos pensamentos dominantes de um grupo ainda existente.

Fontes:


Comentários